terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Internet na Educação

A Internet revolucionou o mundo. Não há como deixar de reconhecer as mudanças efetivadas pelo surgimento da rede mundial de computadores em praticamente todos os setores de atividade humana, inclusive na educação. Em alguns segmentos as alterações foram tão grandiosas que estabeleceram estruturas praticamente novas para seu pleno funcionamento, como no caso das atividades bancárias, comerciais e até mesmo industriais.
Na educação, a Internet é uma fonte de apoio na construção das aprendizagens. Estar ligado a esta rede global significa ter acesso a um novo mundo de possibilidades, que eram impensáveis há uns anos atrás. A internet veio revolucionar o nosso mundo de comunicação, sendo fonte de informação e interação com os outros, bem como a partilha de opiniões, sugestões, críticas e visões alternativas.
Pode-se constatar que esta rede global é um excelente recurso de aprendizagem, devido ao seu manancial de informação, ajudando no desenvolvimento de aprendizagens. Além disso, contribui para o pensamento crítico, ou seja, análise de outras perspectivas, de outras opiniões sobre o mesmo assunto.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como escrever na Internet

Fale, não grite - Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum.

Sorria, pisque, chore - Os emotions são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado e denotam emoções.

Qual é o assunto? - A linha deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.

Parágrafos - É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

Assinaturas - É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on line, frases.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Afetividade e a auto-estima na relação Pedagógica

O aspecto afetivo é um elemento importante que deve ser considerado no processo ensino-aprendizagem.
Na relação professor-aluno, o vínculo estabelecido entre ambos, interfere significativamente na sua formação, facilitando a troca de saberes e o desejo de aprender. Muitas vezes o professor é a única pessoa que pode reconhecer no aluno um ser dotado de sonhos, desejos e vontade de mudar a história de sua existência.
E, como vínculo, os gestos, mesmo que pequenos por parte do professor apresentam um caráter afetivo que o une ao aluno. Os gestos do professor consciente ou inconscientemente, fornecem ao aluno subsídios afetivos que irão ajudá-lo a construir seu auto-conceito positivo. Tratar o aluno com afeto significa apenas que devemos acordar e tomar atitudes que nos leve a sair da nossa indiferença em relação a ele. Dentro do espaço escolar, o olhar se abre para receber o que o outro sente, fala, transmite...
É através dele que o aluno se percebe amado, respeitado, valorizado, acreditado ou, de outra forma, desvalorizado e inseguro.
O respeito ao aluno e à sua leitura de mundo se torna imprescindível para a construção de seu conhecimento, pois a comunicação, verdadeira e sincera se inicia dando estímulos para o sentimento de competência.



www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Alegria de Viver

Consciência

Para agirmos com consciência é preciso coragem para escutar o próprio coração.

Não estamos habituados com a linguagem simples com que ele nos fala.

Estar presente é a única possibilidade real para abrir espaços para que sejamos quem verdadeiramente somos"


http://www.alegriadeviver.net/