segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Afetividade e a auto-estima na relação Pedagógica

O aspecto afetivo é um elemento importante que deve ser considerado no processo ensino-aprendizagem.
Na relação professor-aluno, o vínculo estabelecido entre ambos, interfere significativamente na sua formação, facilitando a troca de saberes e o desejo de aprender. Muitas vezes o professor é a única pessoa que pode reconhecer no aluno um ser dotado de sonhos, desejos e vontade de mudar a história de sua existência.
E, como vínculo, os gestos, mesmo que pequenos por parte do professor apresentam um caráter afetivo que o une ao aluno. Os gestos do professor consciente ou inconscientemente, fornecem ao aluno subsídios afetivos que irão ajudá-lo a construir seu auto-conceito positivo. Tratar o aluno com afeto significa apenas que devemos acordar e tomar atitudes que nos leve a sair da nossa indiferença em relação a ele. Dentro do espaço escolar, o olhar se abre para receber o que o outro sente, fala, transmite...
É através dele que o aluno se percebe amado, respeitado, valorizado, acreditado ou, de outra forma, desvalorizado e inseguro.
O respeito ao aluno e à sua leitura de mundo se torna imprescindível para a construção de seu conhecimento, pois a comunicação, verdadeira e sincera se inicia dando estímulos para o sentimento de competência.



www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm


Nenhum comentário: